Saiba como usar pré-moldados na sua obra

04 de junho de 2021

O uso inteligente de soluções construtivas inovadoras traz uma série de benefícios para o projeto. Os pré-moldados, substituindo a alvenaria tradicional durante a construção da estrutura, podem otimizar muito os processos da obra, acelerando o trabalho no canteiro e proporcionando redução de custos.

Obras industriais, comerciais e até residenciais vêm sendo conduzidas com o uso de pré-moldados. É possível produzir uma série de estruturas como pilares, vigas, lajes, paredes, e, depois, só encaixar no seu devido lugar. Muito mais prático e rápido, não é mesmo?

Além da redução de custos e da agilidade na execução, a estrutura pré-moldada é  perfeita para reduzir o desperdício de material e minimizar riscos. Ou seja, trata-se de uma solução construtiva muito eficaz.

Conheça o Toca Obra!

Contudo, para usufruir de todas essas vantagens é fundamental conhecer as características das estruturas pré-moldadas.

Quer saber mais? Continue lendo esse texto!

Afinal, o que é pré-moldado? E como ele é construído? 

Os pré-moldados são estruturas modulares fabricadas, produzidas a partir de um modelo de construção predefinido e que devem ser encaixadas já na obra.

Na prática, a estrutura pré-moldada é construída por meio da colocação de concreto em um molde. Na sequência, o processo de cura da peça é realizado em uma área controlada. Esse cuidado visa garantir a qualidade do pré-moldado.

Como esse processo de produção das estruturas é conduzido em outro local, independente do andamento da obra, é possível ganhar mais velocidade na execução.

As instruções para construção dos pré-moldados são dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas na NBR 9062:2017. A norma apresenta as principais diretrizes para a elaboração do projeto e a execução de estruturas de concreto pré-moldado.

De acordo com a referida norma, pode ser definido como elemento pré-moldado aquele construído previamente e fora do local de uso na estrutura. Para a fabricação dos elementos pré-moldados outras duas normas devem ser observadas:

  • NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento
  • NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.
série de pré moldados empilhados na vertical
É a atenção aos procedimentos que descritos nas normas que irá garantir a qualidade dos pré-moldados. (Fonte: Banco de imagens Abcic)

Uma vez prontos, eles são submetidos à avaliação e à inspeção. Profissionais da construtora ou fiscais de órgãos competentes são responsáveis por inspecionar os pré-moldados em lotes ou individualmente.

5 vantagens do uso dos pré-moldados

Como já vimos até aqui, o uso de estruturas pré-moldadas pode acelerar a execução da obra, gerando vários tipos de benefícios para todos os envolvidos. Dos profissionais aos clientes, todos saem ganhando com o uso desta solução construtiva.

Quer confirmar essa ideia? Elencamos 5 vantagens dos pré-moldados. Confira:

Custo

O concreto pré-moldado é um material barato. Embora possa variar bastante em função das características da obra, o valor por metro quadrado fica entre R$ 500 e R$ 800.

É claro que você precisa tomar cuidado e escolher um fabricante capaz de entregar um produto final de qualidade. Mas esse é um princípio básico no projeto de uma obra, certo? Até mesmo porque na construção civil qualidade é sinônimo de segurança.

Velocidade na execução da obra

Ao escolher elementos pré-moldados, tenha certeza de que a sua obra vai ganhar em agilidade nos processos. Como as peças são produzidas em um local separado, é possível construir vários elementos ao mesmo tempo.

Na prática, isso quer dizer que você pode, inclusive, ter todos os elementos prontos antes mesmo de construir a base do projeto. Com os pré-moldados já produzidos, basta armazená-los em um local adequado até o momento de encaixar na obra.

Cadastre-se e receba
novidades e promoções!


    *Ao se cadastrar você concorda em receber e-mails promocionais e novidades. Saiba mais na nossa Politica de Privacidade.

    MAIS PUBLICAÇÕES

    Siga a Rede de Construção no Instagram

    Fique por dentro das novidades, ofertas, promoções e muito mais.

    SAIBA MAIS