O revestimento tijolinho, também conhecido como brick, já provou que é atemporal e super versátil. Ele pode ser encontrado em diversas cores e fabricado com diversos materiais.
Pensando em quem quer construir ou reformar, fizemos este texto para contar tudo sobre esse tipo de revestimento!
O que é o revestimento tijolinho?
O revestimento tijolinho aparente, como o nome já indica, simula a ideia de que a última camada da parede não foi aplicada. Essa técnica faz parte da arquitetura brasileira há muito tempo.
Hoje em dia, o revestimento tijolinho exposto (outro nome possível) é um fenômeno da decoração. Assim, pode ser usado para compor paredes ou revesti-las.
Originalmente o revestimento tijolinho era feito de barro. Mas, com a popularização deste produto, surgiram novas opções.
Além dos tijolinhos de barro ainda serem uma opção, os revestimentos podem ser encontrados em cerâmica, mármore, pedra natural, adobe, cimentício e muito mais.
Então, ao revestir espaços com o tijolinho, você consegue um efeito equilibrado entre o moderno e o rústico. Além disso, os bricks dão um ar aconchegante e caloroso aos ambientes.
Onde você pode usar o revestimento tijolinho
O revestimento tijolinho é muito versátil e pode ser aplicado em ambientes externos e internos. Mas antes de começar a escolha, é preciso levar em conta qual espaço você deseja revestir.
Afinal de contas, isso vai influenciar no material com que o revestimento é produzido. Dependendo de onde for aplicar, as características do produto fazem toda a diferença.
No caso de ambientes externos, por exemplo, é importante considerar que o material precisa ser resistente à água e intempéries. Outro ponto importante é escolher a cor que você deseja.
Há tijolinhos em tons terrosos, brancos, que reproduzem pedra ou coloridos. Tudo depende da marca que você escolher.
Preparamos um carrossel com algumas inspirações do revestimento tijolinho aplicado em vários ambientes para você se inspirar. Confira abaixo e depois continue a leitura.
Alternativa mais simples para o revestimento tijolinho
Para quem quer o efeito do revestimento tijolinho, mas valoriza a praticidade, uma opção são os porcelanatos e cerâmicas com aparência dos bricks. As peças são mais simples de instalar e costumam ser mais baratas.
Contudo, o formato dos porcelanatos e cerâmicas não é individual, como nos casos dos tijolinhos, assentados um a um. Normalmente, são placas com vários bricks.
Assim, você compra menos material e o assentamento também é mais rápido. Logo, os porcelanatos e cerâmicas com efeito de tijolinhos são alternativas para renovar ambientes de forma rápida e gastando pouco.
Paginação do revestimento tijolinho
A paginação do revestimento tijolinho- ou seja, como ele vai ser aplicado- pode variar de acordo com o tamanho do produto e das suas intenções. A mais tradicional é a linear, com as linhas uma embaixo da outra.
Mas, é possível também aplicar com transpasse de 50%, quando um tijolinho fica no meio dos dois superiores a ele. Caso queira algo mais moderno, você pode usar o revestimento na vertical, ao invés de horizontal.
Outra possibilidade é o formato escama de peixe, que usa os revestimentos na diagonal, formando um “V”. Essas são algumas opções dos bricks.
A escolha da paginação vai depender do local, dos objetivos e do revestimento escolhido. Não se esqueça de contratar um profissional que saiba fazer o assentamento do revestimento tijolinho.
Precisa de argamassa para aplicar os tijolinhos?
Para aplicar o revestimento tijolinho é preciso usar argamassa para assentamento. Contudo, uma das vantagens dos bricks é a possibilidade de junta seca, na qual o rejunte não aparece.
Por serem revestimentos menores, é preciso procurar por argamassas próprias, que também podem variar de acordo com o tipo de material. Então, procure a Rede da Construção mais próxima e peça ajuda do consultor de vendas para escolher o melhor produto.
Mas, antes de ir embora, assista ao vídeo abaixo, de um dos nossos parceiros e aprenda a fazer a manutenção das paredes ou fachadas.