Revestimentos
Quantidade de revestimento: quanto você precisa para sua obra? Aprenda a calcular e evitar imprevistos
Calcular a quantidade de revestimento é uma etapa importante de uma obra. Neste texto, você vai aprender tudo sobre esse processo que vai te ajudar a economizar na hora de construir ou reformar.
Se a sua especialidade não é matemática, não precisa se preocupar. Afinal de contas, o cálculo da quantidade de revestimento é simples. Contudo, é preciso fazer com calma.
Para ajudar no processo, sugerimos que você utilize uma trena ou fita métrica longa para coletar as medidas do espaço.
Como calcular a quantidade de revestimento para pisos?
Para começar nossa jornada calculando a quantidade de revestimento, começamos pelo piso. Em primeiro lugar, é necessário identificar o formato do espaço.
Uma técnica que facilita o processo é dividir o espaço em formas geométricas. Normalmente, isso ajuda a delimitar o espaço total e comparar com o tamanho do revestimento escolhido.
Piso retangular ou quadrado: é só multiplicar um lado pelo outro
Piso triangular: é só multiplicar a largura pela altura e dividir por dois
Piso recortado: a dica nesse caso é tentar dividir o espaço em figuras geométricas, fazer a conta da área de cada uma e depois somar
Depois que calcular a área do espaço, verifique o tamanho do revestimento e qual a quantidade vendida por metro quadrado. Assim, será necessário dividir a quantidade
necessária pelo tamanho dos revestimentos.
Então, você terá uma estimativa da quantidade de revestimento necessária. Mas, é bom se assegurar e comprar um pouquinho de material a mais.
Aprenda a calcular a quantidade de revestimento para paredes
Caso você precise calcular a quantidade de revestimento das paredes, também pode usar a técnica de olhar para as superfícies como se fossem grandes figuras geométricas. Use uma escada para permitir a coleta de medidas do teto ao chão.
No caso do momento de calcular a quantidade de revestimento das paredes, é preciso considerar portas e janelas. Dessa forma, vale mais uma vez a regra da área das figuras geométricas.
Então, calcule a área das portas e janelas (vale a mesma regra que para os pisos) e subtraia do total da parede. Assim, você tem a quantidade de revestimentos necessária para a parede.
Dicas para calcular a quantidade de revestimentos
Além das técnicas acima, algumas dicas podem te ajudar a planejar sua obra e não passar aperto na hora de calcular a quantidade de revestimento. Confira abaixo:
Lembre-se que, na junção entre parede e piso está o rodapé, que pode ser feito do mesmo material ou não. Geralmente, os rodapés têm 10 ou 15 centímetros;
Recomenda-se comprar 10% a mais de revestimento para ter uma reserva;
No caso de ambientes muito recortados, o recomendado é comprar 20% a mais do revestimento;
Além da quantidade, considere o tipo de ambiente em que vai usar os revestimentos;
Compre rejunte de qualidade para assentar os materiais.
Agora que você já sabe calcular a quantidade de revestimento para sua obra, compre o material em lojas que você confia. A Rede da Construção está pertinho de você, com tudo que você precisa, do básico ao acabamento.
🏠 Rede da Construção, sua vizinha pra toda obra!