Material básico

Qual cimento é melhor para a minha obra? Entenda os tipos e quando usar cada um deles

Qual cimento é melhor para a minha obra? Entenda os tipos e quando usar cada um deles

Em algum momento da sua obra, você deve ter se perguntado qual cimento é melhor. Sim, existe mais de um tipo de cimento e é preciso escolher de acordo com os objetivos na construção.

Os tipos de cimento são amplamente utilizados em diferentes aplicações na construção civil, desde a construção de estruturas, revestimentos, até mesmo para preparação de argamassas. 

Cada um deles é formulado para atender a necessidades específicas. Por isso, é importante conhecer as características do produto para escolher o mais adequado para a obra.

Afinal, qual cimento é melhor?

Para saber qual cimento é melhor, é preciso conhecer os tipos e características de cada um deles. 

Hoje, existem oito tipos de cimento disponíveis no Brasil. Assim, cada um deles tem suas regras de produção e uso determinadas por uma norma específica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Então, conheça as especificações abaixo e entenda o cimento mais adequado para sua construção ou reforma.


Cimento Portland Comum ( CP I e CP I-S)

Este é o tipo mais utilizado em todo o mundo e é indicado para a maioria das aplicações de construção, incluindo a fabricação de concreto, revestimentos e argamassas. Ele é conhecido por sua resistência e durabilidade.

O único aditivo desse tipo de cimento é o gesso. Dessa forma, a mistura tem o objetivo de atrasar o endurecimento, para que o profissional manuseie a massa por mais tempo.

O cimento CP I possui 5% de aditivo. Enquanto isso, o CP I-S é feito com até 10% da mistura. Ambos podem ser usados em obras que não demandam propriedades específicas.

Cimento Portland Branco (CPB)

É produzido sem a adição de ferro e manganês, o que resulta em uma cor clara. É indicado para aplicações em que a cor branca é desejável, como revestimentos internos, por exemplo.

Além disso, pode ser usado como rejunte de peças cerâmicas. Como é branco, ele pode ser colorido para gerar efeitos como o de cimento queimado.


Cimento Portland Pozolânico (CP IV)

É produzido com adições de materiais pozolânicos, como cinza volante e escória, o que resulta em um cimento mais resistente e durável. Assim, chama a atenção pela permeabilidade, estabilidade e durabilidade

É indicado para aplicações em áreas expostas a agressões químicas e condições climáticas adversas. Afinal de contas, ele é menos permeável.

Esse tipo de cimento também pode ser usado para confecção de artefatos como fontes, vasos, entre outros.


Cimento Portland de Alta Resistência (CP V ARI)

É produzido com adições especiais que resultam em uma resistência maior do que o cimento Portland Comum. Mas, há algumas marcas que não utilizam misturas em sua fórmula.

Assim, ele tem alta reatividade em menor tempo. Logo, é indicado para aplicações em estruturas sujeitas a esforços elevados, como pontes, por exemplo. 

Cimento Portland CP II

Esse é o tipo mais comum, responsável por 70% do cimento encontrado no mercado. Ele libera menos calor em contato com a água. Isso porque, conta com maior adição de outros materiais.

Assim, pode ser usado em construções e estruturas em geral. 


Cimento Portland de Alto Forno (CP III)

Esse tipo de cimento é produzido com maior porcentagem de escória. Dessa forma, se torna mais resistente à expansão e tem maior durabilidade.

Logo, é ideal para obras de concreto-massa, como barragens, peças de grandes dimensões, pilares de pontes, obras submersas, entre outras.


Cimento Portland Resistente a Sulfatos (CP RS)

Assim como outros dessa lista, esse tipo de cimento é versátil, resistente e durável. No entanto, uma das características principais do CP RS é ser resistente a sulfatos.

Essas substâncias químicas estão muito presentes na água. Então, esse tipo de cimento pode ser usado para fabricar tubos de esgoto e em obras em ambientes marítimos. 

Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Esse tipo de cimento é muito resistente a altas temperaturas. Então, se torna mais duradouro contra fissuras causadas pelo calor. Normalmente, é usado em obras de grande porte.

Assim, considerando as características de cada um desses tipos e observando as recomendações de uso do fabricante, é possível identificar qual cimento é melhor para os objetivos da sua obra.

Nas lojas da Rede da Construção você encontra os tipos de cimento acima com os preços mais competitivos de Goiás. Agora, antes de ir embora, assista ao vídeo de um dos nossos parceiros para complementar seus conhecimentos sobre esse produto.





🏡 Pra toda casa, pra toda obra.



Encontre uma loja

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.