Porcelanato retificado: você sabe o que é? Conheça características e vantagens

Porcelanato retificado: você sabe o que é? Conheça características e vantagens

Embora a diferença pareça pequena, o porcelanato retificado tem bordas retas, o que garante uma aplicação mais simples e com menos rejunte


O porcelanato retificado é um tipo específico desse revestimento, que possui um acabamento sem bordas. Essa particularidade se deve a um processo extra, que deixa o acabamento lateral da peça reto.

Dessa forma, o porcelanato retificado tem as bordas mais retas, o que faz com que o rejunte entre as placas fique menos aparente. Então, se trata de um revestimento com acabamento reto e preciso.

Esse tipo de porcelanato tem várias características específicas e vantagens. A seguir, vamos apresentar tudo sobre os retificados e suas vantagens.


Porcelanato retificado e não retificado, qual a diferença?

O porcelanato retificado e o não retificado (também chamado de bold) está no acabamento das peças. Embora não pareçam tão diferentes, o resultado final é impactado pela escolha.

A finalização do porcelanato retificado é feita por meio de discos de diamante. Dessa forma, as bordas ficam ainda mais retas.

No caso desse tipo de porcelanato, há apenas 2 milímetros de dilatação entre as peças. Enquanto isso, os porcelanatos tradicionais têm as bordas levemente arredondadas.

Vantagens do porcelanato retificado

O porcelanato retificado, como você já sabe, tem as bordas retas, mas como isso é vantajoso para quem vai construir ou reformar? Uma das principais vantagens desse revestimento é a necessidade de menos rejunte.

Como consequência, as peças ficam mais rentes e próximas umas das outras, dando a sensação de continuidade. Assim, ao usar o porcelanato retificado no ambiente inteiro, parece que há uma única peça.

Isso entrega uma estética muito mais clean e uniforme aos ambientes. Por isso, pode ser uma vantagem para quem quer um resultado sofisticado.

Outro diferencial desse tipo de acabamento é a facilidade de assentamento. Isso porque, as bordas regulares facilitam o trabalho dos profissionais na obra.

Na hora de limpar, o porcelanato retificado também sai na frente. Limpar rejuntes não é fácil e nem sempre apresenta o resultado esperado. Por isso, com menos juntas, a limpeza fica mais simples.

O encaixe desse acabamento é mais simples, o que gera boa uniformidade ao ambiente. De fato, o porcelanato retificado pode ser um pouco mais caro quando comparado com outros modelos. No entanto, é preciso considerar o custo-benefício do acabamento e que sua durabilidade pode ser grande.

Onde usar o porcelanato retificado?

O porcelanato retificado pode ser usado em praticamente todos os cômodos da casa, inclusive nas varandas e áreas externas. Mas, não pense que todos são iguais.

Quando falamos de porcelanato retificado, estamos nos referindo ao acabamento das bordas. Há ainda outras características que podem ser levadas em conta para decidir onde assentar cada revestimento. Uma delas é a superfície (polida, acetinada, natural etc) que pode mudar conforme o ambiente.

Tendo isso em mente, você pode explorar as possibilidades do porcelanato retificado sem medo!


Para comprar pisos e revestimentos com qualidade, visite a Rede da Construção mais próxima de você!

Encontre uma loja

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.